domingo, 10 de maio de 2015

Emagreci 24kg com reeducação alimentar

Oi gente! Vim contar minha historia aqui, porque sei que muitos passam pelas mesmas coisas que eu passava. Queria dizer que emagreci 24kg apenas tendo hábitos saudáveis e sabendo escolher o que comer. Foi chato? Foi, mas foi bem menos chato do que eu imaginei que seria! Porque quando você aprende o que te faz bem e vê seu corpo responder melhor a tudo, você se empolga e passa a não querer mais comer porcarias! Foi o que aconteceu comigo  ^___^


MEU ANTES 
Eu comia qualquer coisa. Sempre fui louca por carboidratos e chocólatra... Então eu poderia passar o dia inteiro só comendo chocolate e batata frita, feliz. Tem aqui uma postagem onde conto a minha saga de criança à adolescente gorda.
Dá uma olgadinha: Infância e Adolescência Gorda

Não sentia a menor necessidade de comer arroz e feijão, carne, como as pessoas costumam sentir. Eu podia passar o final de semana inteiro só comendo porcarias, como cheetos, salgadinhos, doces, batata frita e com muita, MUITA coca-cola. lá em casa nos tomávamos uma garrafa de coca-cola por dia... As vezes a garrafa de 3litros rsrs. Sempre tinha uma coca-cola esperando fora da geladeira, para não ter perigo de acabar a coca e nós ficarmos sem! E nunca tomei a coca zero, sempre foi a normal. 
Sempre amei fast-foods, sorvetes, tudo com chocolate, cheddar ou fritura... Minha vida era comer coisas industrializadas ou hiper calóricas...

Essa sou eu gorda, antes da reeducação alimentar.


Se for olhar meu Instagram, até choca! Só tem foto de comida absurda... Kkkkkk Eu festejando com um saco de 5kg de batata congelada, bolos, brigadeiro, sorvete, catupiry, molho madeira, Mc Donalds, lasanhas peeeeeense na desgraça kkkk E eu? Eu nem reparava na besteira que eu comia. Achava super normal. Olha ai algumas fotos do que eu comia!


PROBLEMAS QUE EU TINHA
O primeiro, logicamente era a obesidade. Eu sempre fui gordinha, mas quando meu IMC saiu de "Sobrepeso" e entrou em "Obesidade" a ficha caiu. Percebi que eu só usava roupas feias, porque era as que cabiam! Eram as roupas que as lojas de departamento tinham no meu tamanho. Percebi que tinha roupa GG que não estava cabendo, que era difícil comprar calcinhas porque todas me incomodavam, não conseguia um numero sequer de sutiã que me servisse, tinha dificuldades para depilar as pernas e fazer as unhas do pé, porque era muito difícil alcançar. Comecei a usar apenas vestidos, para não ter o incômodo de vestir e tirar calças... E totalmente ociosa. O único esporte que eu praticava era videogame. Rsrs.
Na saúde, estava com colesterol e triglicerídeos altos, deficiência de vitaminas, gordura no fígado, intestino preso eterno, gastrite, dificuldade de dormir, irritada o dia inteiro, triste. Eu que sempre amei fotografia, comecei a não postar minhas fotos por me achar feia. Tudo desandando geral. 
Dores nas costas e no corpo eram frequentes e todos os médicos tentavam ser super delicados ao dizer "você precisa praticar uma atividade física para melhorar, perder alguns quilos vai ajudar muito". Em outras palavras, eles queriam dizer: "Criatura! Tu estás gorda! Claro que a coluna e os joelhos não vai aguentar todo esse peso! Cria vergonha na cara e emagrece, porque o teu problema não vai ser resolvido com ortopedista!" Rsrs.

PROCURANDO AJUDA MÉDICA 
Foi então que decidi ir a um especialista. Procurei um endocrinologista (que fez todos os exames para saber qual era o meu problema) e uma nutricionista. Nos exames não deu nada que eu ainda não soubesse: meu problema não era hormonal, eu não podia culpar a tireoide. A nutricionista deixou claro que intestino preso acontece pela alimentação ruim e que é praticamente impossível emagrecer com o intestino desregulado. Ela disse que estar com o intestino em dia é o principal para perder peso! Não tinha jeito, eu ia precisar comer mais fibras e vitaminas. 
Expliquei bem a minha situação para os médicos, disse que passo o dia todo na rua, como na rua, tomo café da manhã no trabalho, almoço em restaurante e de noite chego cansada para ainda precisar cozinhar. A nutricionista foi super legal e além de montar meu cardápio de acordo com a minha realidade, me deu opções de comida que poderia comprar na rua. Ou seja, se eu precisar almoçar em um Giraffas ou Mc Donalds, eu sei o que posso pegar! Isso foi muito importante, porque se ela me passasse um cardápio difícil, onde eu precisaria dispor de tempo na cozinha, eu com certeza não iria seguir.

MINHA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Tudo começou com o principal: comer de 3h em 3h. Aqui tem uma postagem onde explico exatamente o que muda ao comer de 3h em 3h e porque isso emagrece!
Dá uma olhadinha: Por que comer de 3h em 3h para emagrecer? 

Só de parar de ficar tanto tempo sem comer eu já senti uma enorme diferença! Perdi 1kg em 15 dias de reeducação alimentar! Quando voltei no endocrinologista para levar o resultado dos exames que ele tinha pedido, eu já voltei mais magra e feliz! Foi o pontapé que eu precisava para me dedicar. E ele me explicou que o certo é emagrecer devagar para não voltar depois. A gordura eliminada muito rápido (geralmente por causa de remédios milagrosos) volta assim que você pára. Isso porque as moléculas não foram destruídas, só murcharam e podem inchar novamente depois. Então, era mais um motivo para eu seguir certinho o guia da nutricionista e conseguir emagrecer aos poucos e de forma definitiva!

O QUE EU MUDEI
- Parei de tomar refrigerante
- Parei qualquer tipo de bebida alcoólica, até em datas especiais
- Parei de comer frituras, batata frita agora, só na fritadeira sem óleo
- Troquei meu chocolate ao leite pelo amargo com 60%, 70% de cacau
- Troquei manteiga e margarina por creme vegetal
- Troquei queijo amarelo por conttage, ricota, minas ou mussarela light.
- Passei a comer apenas pão integral e tapioca
- Passei a respeitar os horários para comer
- Passei a comer apenas peito de frango grelhado, carne vermelha raramente
- Troquei o arroz branco pelo integral
- Comecei a por apenas 1 carboidrato no prato, ou arroz ou batata. 
- Comecei a comer muito legume e salada (sem molho)
- Parei de comer coisas industrializadas que possuem muito conservante ou aditivo
- Parei de comer qualquer coisa a base de soja (desacelera o metabolismo)
- Passei a controlar a quantidade de sal e temperar apenas com pimenta do reino
- Passei a comer muitas frutas para ter fibra
- Passei a tomar muito suco, natural ou detox
- Me policiei a beber muita água o dia inteiro e a não segurar a urina
- Comecei a caminhar e fazer exercícios aeróbicos
- Comecei a só usar elevador se precisasse subir mais de 3 andares
- Passei a comer castanhas ou farelo de aveia diariamente
- Passei a preferir alimentos que aceleram o metabolismo ou são termogênicos

Tem aqui algumas fotos do que eu levo comigo para comer no trabalho! Meus lanchinhos de 3h em 3h.


Comecei a comer coisas bem saudáveis! Para os lanches, eu levo bolachas integrais e castanhas comigo. Levo frutas, saladas de fruta e sucos também. Em casa, fazemos peito de frango com arroz integral, macarrão integral em sopaz ou em omeletes. Sempre com bastante legume dentro! Lembra do meu Instagram? Poisé... Basta olhar as fotos de lá para notar a diferença. Isso é o que eu como após a reeducação alimentar:


Não chocou? Não achou uma mudança grande? Então peraí que eu vou repetir a foto lá do início, das coisas que eu comia antes...


Sentiu a diferença agora? Hehe Essas coisas até podem ser comidas de vez em quando, mas não todo dia! Minha alimentação melhorou muito e todo o corpo começou a responder.

RESULTADOS
- Comecei a emagrecer 500g por semana +/-
- Comecei a sentir mais o gosto dos alimentos
- O intestino regulou
- A pele melhorou
- O cabelo melhorou
- Ganhei mais disposição
- Comecei a dormir melhor
- Parei de sentir falta de ar
- Parei de sentir dor de estômago
- Comecei a perder as minhas roupas


MEU DEPOIS (-24kg)
Essa foto foi tirada no meio do tratamento, eu estava toda feliz por mudar do número 46 para o 40! Eu só tinha emagrecido uns 17 quilos ai.


Mais ou menos na mesma época em que eu resolvi bater essa foto, no mesmo lugar e na mesma posição de uma foto antiga minha.


Ai a diferença já é notada, né? Mas não parou por aí. Cada quilo que eu perdi, me incentivou a largar de vez todos aqueles hábitos podres do passado, pegar isso como um novo estilo de vida MESMO!

Eu continuei emagrecendo e perdendo roupas! Tive que trocar quase o guarda roupa inteiro! Kkkk Parei de parecer uma senhora e todos começaram a dizer que eu estou com cara de adolescente de novo. No total foram 24kg! Agora eu só preciso ir para a academia, começar a parte fitness do emagrecimento! Hehe Só caminhadas e exercícios aeróbicos já não vão ajudar mais.


MEU SEGREDO?
Não existe segredo! Se existir, deve ser o do livro O Segredo: Você consegue! 
Eu não fiz nada demais, continuei comendo meu chocolate, continuei comendo batata de vez em quando, não me privei de nenhum prazer (a não ser da coca-cola, que agora tem um gosto horrível e insuportável de caramelo).

Eu e meu marido (ele perdeu 40kg com essa mesma reeducação alimentar que eu) servimos de exemplo para mostrar que você pode emagrecer fácil, de forma saudável e sem gastar dinheiro! Porque, sinceramente, gastávamos muito mais com comida quando éramos gordos. Não pagamos academia, não compramos comida cara, não precisamos dedicar tempo do nosso dia, nada! Só precisamos ter força de vontade e foco. É gratificante ver seu corpo funcionando inteiro bem, a parte estética vem como brinde nisso tudo. Emagrecemos pela saúde e para nos livrarmos de todas as coisas ruins que aconteciam com a gente, inclusive o preconceito de pessoas lipofobicas.


COM MUSCULAÇÃO
Após emagrecer os 24kg eu comecei a fazer musculação e aumentei 3kg de massa magra. Aqui tem um antes e depois.



Texto e Imagens: Vivian Roncon

Um comentário: