terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Cirurgia Bariátrica x Reeducação Alimentar

Quando a obesidade chega a um nível extremo, chegando a ser uma doença, é chamada de obesidade mórbida. Nesses casos as pessoas acabaram indo atrás da cirurgia bariátrica, vulga redução de estômago, para emagrecer e corrigir o problema.

Mas enquanto muitos pacientes vão ao médico querendo fazer a redução de estômago, os médicos agora estão insistindo para que seja feita a reeducação alimentar, deixando a cirurgia apenas como último caso. Vou explicar o porquê.

TEMPO DE EMAGRECIMENTO
  • Cirurgia Bariátrica: resultados rápidos 
  • Reeducação Alimentar: resultados lentos

AGRESSIVIDADE
Cirurgia Bariátrica: invasiva, com todos os riscos de complicação de qualquer cirurgia, precisando de exames pré-operatórios e de pós-operatório severo. É um procedimento muito agressivo e que pode levar à morte se não forem tomados  todos os cuidados antes, durante e depois da cirurgia. Sem falar que uma pessoa obesa já tem riscos maiores ao fazer qualquer cirurgia. 
Antes de operar, também é necessário que o paciente emagreça o equivalente a 20% do peso que precisa perder. Onde muitas pessoas desistem do tratamento, por não conseguir operar.
Reeducação Alimentar: sem agressividade alguma, consiste em comer direito, alimentos mais saudáveis, na hora certa, para que o corpo funcione corretamente e emagreça. Todo mundo pode fazer e todas as enfermidades ligadas à obesidade vão diminuir até acabar.


RESULTADOS
Cirurgia Bariátrica: como as pessoas operam, emagrecem dezena de quilos muito rápido, não é um emagrecimento saudável. O corpo não se adapta à perda de peso e a pessoa continua comend exatamente com comia antes, sem dieta. Por isso é muito comum que pessoas que fizeram redução de estômago engordem tudo de novo em 1 ano após a cirurgia. Isso se chama Reganho de Peso e além de perda de tempo, debilita muito o paciente, física e psicologicamente, que passa por uma cirurgia, emagrece, mas engorda e continua sendo obeso mórbido. Lembre-se que o estômago é um órgão elástico, que cresce conforme você enche ele. Não adianta diminuir o estômago e continuar comendo muito, pois ele dilata novamente e você volta ao ponto inicial.
Reeducação Alimentar: a pessoa emagrece aos poucos, mas é um emagrecimento saudável. O peso perdido lentamente é mais difícil de voltar no futuro e a pessoa, que passa por uma reeducação, adquire novos hábitos saudáveis, que serão levado para a vida toda. Então é um emagrecimento lento, mas duradouro, sem cortes e saudável.


CONCLUSÃO
Cirurgia Bariátrica: só deve ser feita por obesos mórbidos que não conseguiram emagrecer apenas com reeducação alimentar e atividade física.toda cirurgia bariátrica deve ser levada à sério e acompanhada de reeducação alimentar eternamente. Estamos falando de saúde!
Reeducação Alimentar: um caminho difícil, mas de resultados fantásticos e atingíveis por qualquer pessoa. Não pense que serve apenas para quem quer emagrecer pouco, pois algumas pessoas emagrecem dezenas de quilos apenas com hábitos saudáveis. O meu marido perdeu 66kg e eu 25kg com reeducação alimentar, ao longo de o meses.


Texto: Vivian Roncon

Nenhum comentário:

Postar um comentário